Garganta Inflamada
Pode parecer surgir do nada e, de súbito, tem a garganta inflamada, com vermelhidão e inchaço, secura e dor. Antes de procurar o medicamento adequado para tratar a inflamação da garganta, é importante perceber as suas causas e sintomas. Quando tiver a garganta inflamada, poderá sentir:
- secura e comichão na garganta;
- garganta irritada;
- dor e inflamação na garganta.
O que é a garganta inflamada?
Normalmente, a inflamação da garganta indica o início de uma constipação comum. Na maioria dos casos, a inflamação da garganta é causada por vírus e os sintomas podem variar entre a sensação de desconforto na garganta e a inflamação grave da garganta. Se a inflamação da garganta for resultante de uma constipação comum, os sintomas gerais podem desenvolver-se ainda mais, originando congestão nasal, corrimento nasal, tosse e sintomas da constipação.
Quais são os sintomas da garganta inflamada?
Os sintomas característicos da inflamação da garganta são:
- Sensação de secura, comichão e dor na garganta;
- Torna-se difícil engolir, comer, beber ou falar;
- A parte de trás da garganta fica vermelha (inflamação);
- As amígdalas podem ficar inchadas e vermelhas;
- Pode ficar com a voz rouca.
O que causa a garganta inflamada?
As inflamações da garganta são maioritariamente causadas por uma infeção de origem viral. Podendo também ser desencadeadas por fatores ambientais.
Os vírus são a causa mais frequente de inflamação da garganta. Podem entrar na zona da garganta e, se conseguirem infetar células nesse local, podem originar infeções. O organismo defende-se desenvolvendo uma inflamação. As substâncias libertadas durante a inflamação provocam dores de garganta e, de repente, a garganta está inflamada!
Também as bactérias podem ser a causa da garganta inflamada. A amigdalite pode ser originada por uma infeção bacteriana, sendo a presença de pontos brancos nas amígdalas um sintoma desta patologia dolorosa.